NOVIDADES
Fique informado sobre as novidades da Estância Guatambu!
Guatambu aposta na agricultura biológica
Por Raquel Pötter Guindani, eng. Agrônoma e Mestre em Ciência do Solo
A Estância Guatambu começou em julho deste ano um projeto de agricultura regenerativa através da utilização de composto biológico baseado nos ensinamentos da Dra. Elaine Ingham, do Soil Food Web dos EUA.
A ideia é que neste primeiro ano 20% da área de soja da propriedade já seja feita em um sistema 100% biológico, sem a utilização de defensivos ou adubos quÃmicos. No restante da área de lavoura, será feito um sistema misto, já usando os produtos biológicos produzidos dentro da estância em algumas aplicações, e adubo quÃmico e defensivos quando necessário – o objetivo é que gradualmente toda a área de agricultura e pastagens da Guatambu passe a utilizar somente insumos biológicos.
Essa agricultura regenerativa baseia-se no princÃpio de devolver ao solo a vida, a fim de restabelecer o equilÃbrio do sistema que foi rompido ao longo dos anos pelas interferências fÃsicas (de mobilização do solo) e quÃmicas ou tóxicas (uso de fertilizantes minerais e defensivos quÃmicos). Buscando repor a microbiologia do solo através da aplicação de compostos, extratos ou chás produzidos on farm, com alta diversidade de fungos, bactérias, protozoários, nematoides, micorrizas e microartrópodes, objetiva-se chegar num equilÃbrio da vida do solo e da planta de forma que não mais se necessite aplicar quÃmicos para combater pragas e doenças, visto que haverão predadores para as mesmas, assim como o equilÃbrio nutricional proporcionará que as plantas cultivadas sejam fortes e vigorosas o suficiente para competirem com plantas daninhas. Além disso, do ponto de vista nutricional, a biodisponibilidade de nutrientes para as plantas alcançada pela liberação dos próprios microorganismos e da matéria orgânica acabam por anular a necessidade de fertilizantes minerais.
De forma prática, o sistema consiste em fazer compostagem com materiais da própria fazenda, como galhos de poda de videira, trevo (fonte de N), azevém, folhas de nogueira, terra de mato, cascas de árvore, etc. Esses compostos passam por uma fase termofÃlica a fim de matar patógenos e sementes de invasoras, e depois permanecem por meses maturando, com monitoramento de temperatura e umidade, com o objetivo de proporcionar a multiplicação de microorganismos benéficos, especialmente buscando aumentar a quantidade de fungos bons. Depois processa-se esse composto para fazer extratos lÃquidos ou chás muito ricos biologicamente, que são aplicados com certa frequência no solo ou nas plantas.
A agricultura regenerativa é uma grande tendência, e não consistindo apenas em uma produção orgânica de grãos, mas sim na busca por um sistema mais sustentável do ponto de vista ecológico, ambiental, econômico e do planeta em si. O objetivo é restaurar solos degradados, melhorar a biodiversidade, aumentar a captura de carbono no solo e criar benefÃcios ambientais duradouros, além de ser muito mais econômica para o produtor rural.
A equipe da Estância Guatambu se sente muito privilegiada por fazer parte de um grupo de agricultores da região que está buscando essa forma mais saudável de produzir alimentos e preservar o meio ambiente, com agricultura biológica de ponta e de alta produtividade.
Fonte: Guatambu
LEIA MAIS
-
A segunda edição do projeto ...
A segunda edição do projeto “O Vinho e Seus Caminhos”, promovido pelo Rosewood São Paulo junt...
-
Guatambu e Caty inovam com ofe...
Tradicional Leilão em Dom Pedrito há 52 anos comercializando animais Hereford e Braford alcança m...
-
Ação Pampa Solidário destin...
Um grupo formado por agroempresários, liderados pelos irmãos Valter José Potter e Adroaldo Bernar...
-
A história por trás do rótu...
O rótulo do vinho Laranja Veste Amarela é uma homenagem ao pássaro Veste Amarela encontrado...
-
51º Remate Guatambu e Caty ...
A 51ª edição do Remate Anual da Estância Guatambu, de Dom Pedrito (RS), e Agropecuári...
-
51º Remate Guatambu e Caty
Genética aditiva excepcional de Hereford e Braford em pista. A Estância Guatambu, de Dom Pe...
-
Guatambu: origem, inspiraç...
A história do nome ultrapassa gerações, foi em 1958 que Walter Germano fundou a Estância...
-
Guatambu investe em Agricultur...
A agricultura regenerativa é uma tendência importante e fundamental no momento atual. Conforme...